Em Agosto, pelo menos duas crianças ganharam as páginas dos jornais após serem admitidas em universidades do México e da China. No Brasil, uma escola especial para superdotados foi inaugurada no mesmo mês. De lá pra cá, os pequenos prodígios multiplicaram suas aparições na imprensa e ganham cada vez mais o status de celebridade. O primeiro a surgir foi Andrew Almazán, 12 anos, que iniciou esta semana os estudos de Medicina e Psicologia na conceituada Universidad de Las Américas (Udla), no México. Já March Boedihardjo, 9 anos, começou as aulas de Matemática na Universidade Batista de Hong Kong , com um comentário: as aulas são monótonas. "Tomamos a decisão após dois meses de discussões entre vários departamentos da universidade e os pais de March", disse o presidente interino da instituição, Franklin Lu.
No Brasil faro e método para a percepção de talentos, atividades extra-classe complementares e uma boa dose de voluntariado compõem a equação do Programa Decolar, desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos (SP). O foco são os jovens acima da média, aqueles considerados "superdotados" ou talentosos, termo preferido pelos professores e orientadores educacionais do programa.
Fonte: Terra
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Crianças superdotadas chegam à universidade
Etiquetas: É destaque lá por fora
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Artigo de opinião
O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicasHoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.
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