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terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ensinar a poupar

Alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico são convidados a participar no "Ciclo da Poupança", uma iniciativa de sensibilização ambiental e de literacia financeira.
Durante o dia de hoje, 100 agências de norte a sul do país da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão receber alunos e professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico das escolas mais próximas para jogar o "Ciclo da Poupança". O objectivo é "promover a descoberta pelos jovens de novas abordagens do conceito de poupança e contribuir para que complementarmente à educação proporcionada pela família e pela escola cada jovem desenvolva uma atitude mais responsável".Para sensibilizar os mais novos, e consequentemente aqueles que lhes são próximos, para a preservação do planeta, a iniciativa arranca com esta acção nas agências do banco. Os jovens também poderão participar neste concurso através da versão online do jogo, que está disponível no site
www.cgd.pt/ciclodapoupanca/index.html.Ao longo do jogo, os participantes percorrem as casa do "tabuleiro da Poupança" e respondem a diversas perguntas referentes às áreas da economia e do ambiente. O vencedor será contemplado com uma viagem a Villette, em Paris, ou, em alternativa, um vale 1250 euros para aquisição de equipamento informático.Para participar, os interessados devem registar-se no site do "Ciclo da Poupança". O passatempo começa dia 31 de Outubro e irá prolongar-se até 16 de Novembro. Dicas para pouparNo site da iniciativa os mais novos podem ainda enviar desenhos alusivos à poupança, que serão depois expostos na "galeria de arte", e descobrir curiosidades e dicas diárias sobre como poupar. • Sempre que possível desligue o ar condicionado e abra a janela para se refrescar.• Reduzir a velocidade significa poupar combustível.• Opte pelos transportes públicos em detrimento do automóvel e se possível pelo metropolitano que é menos poluente. Em distâncias mais pequenas prefira ir a pé ou de bicicleta.• Aproveite o calor do sol e seque a roupa no estendal em vez de utilizar a máquina, poupando assim energia eléctrica.• Se diminuir a temperatura da máquina de lavar roupa pode poupar mais de metade da energia.• Active a função de poupança nos computadores fazendo com que este se desligue automaticamente ou passe para o modo de espera quando não está a ser utilizado.• Não abra a porta do frigorífico demasiadas vezes para a energia não se dispersar. Poupa electricidade e protege o clima.• Desligue os carregadores dos telemóveis e i-pods da tomada depois carregados caso contrário estão a consumir energia.• Desligar os aparelhos eléctricos no botão em vez de os deixar no modo stand-by contribui para a poupança de cerca de 45 euros por ano em electricidade.• Ao escolher lâmpadas economizadoras em vez de lâmpadas incandescentes pode estar a poupar 60 euros por ano.• Apagar sempre as luzes quando não estão a ser necessárias não só protege o clima como poupa cerca de 60 euros por ano.• Coloque as pilhas usadas num pilhão. A reciclagem poupa recursos naturais e evita que os componentes nocivos das pilhas poluam o ambiente. Preferencialmente use pilhas recarregáveis.• Prefira papel reciclado e utilize os dois lados das folhas. Está a evitar o abate de árvores, a poupar água e energia.• Dê os brinquedos, livros e roupas que já não usa e que estão em bom estado, promovendo a reutilização de materiais e reduzindo o lixo que é produzido.• Opte por duches rápidos em vez de banhos de imersão e não se esqueça de fechar a torneira enquanto se ensaboa ou mete o champô. Faça o mesmo quando está a escovar os dentes. • Regule o autoclismo para níveis mínimos de descarga (6 litros).• Utilize máquinas de lavar roupa e loiça apenas com a carga cheia.• Regue as plantas e o jardins de manhã cedo ou à noite evitando as horas de maior calor porque se perde água por evaporação. Opte por regadores em vez de utilizar a mangueira e sempre que possível reaproveite para a rega a água de lavagem dos legumes e fruta.
Fonte: educare.pt

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Artigo de opinião


O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicas

Hoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.

in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)