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segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida: prazos para candidatura

"Lifelong Learning Programme": O novo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida apoia aprendizagem da infância à terceira idade, em cada situação única vida. Dispondo de um orçamento de € 7000 milhões para o período 2007-2013, e é o sucessor do actual programa Sócrates, Leonardo da Vinci e e-Learning programas. Os prémios e subsídios serão concedidos aos projetos e actividades que promovam intercâmbio, parcerias bilaterais e multilaterais, , mobilidade das pessoas e a qualidade nos sistemas educativos e de formação em toda a Europa. O programa baseia - se em quatro pilares, ou sub - programas:
O programa Comenius para os alunos, professores, escolas e instituições afins / organizações (pré - escolar e ensino básico e secundário até ao nível do final do ensino secundário)
O programa Erasmus para estudantes, académicos, professores, universidades e instituições afins / organizações (ensino superior, incluindo as redes transeuropeias, nacionais estudante estágios em empresas)
O programa Leonardo da Vinci para os aprendizes, trabalhadores, empregados e afins instituições / organizações (ensino e formação profissional).
O programa Grundtvig para adultos, professores e instituições afins / organizações activas no domínio da educação de adultos.
Os prazos finais para a apresentação de candidaturas de acordo com as acções definidas no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida são os seguintes:
- Estatuto Universitário Erasmus: 30 de Novembro de 2007- Comenius, Grundtvig Mobilidade: 31 de Janeiro de 2008- Leonardo da Vinci Mobilidade: 8 de Fevereiro de 2008- Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci, Grundtvig Parcerias: 15 de Fevereiro de 2008- Programa Jean Monnet: 15 de Fevereiro de 2008- Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci, Grundtvig Projectos Multilaterais e Medidas de Acompanhamento: 29 de Fevereiro de 2008- Erasmus Mobilidade: 14 de Março de 2008- Leonardo da Vinci: Projectos Multilaterais de Transferência de Inovação: 14 de Março de 2008- Programa Transversal: 31 de Março de 2008. O processo de candidatura decorre em duas fases: a primeira destinada à submissão de propostas, seguindo-se o prazo, já na segunda fase, destinado às candidaturas pré-seleccionadas, para o envio de documentação adicional.O estabelecimento destas fases pretende assegurar que apenas as propostas pré-seleccionadas necessitam de providenciar a documentação requerida para os processos seguintes de decisão e contratualização.

Fonte: EACEA e Texto Editores

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Artigo de opinião


O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicas

Hoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.

in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)