A festa da escola de Wray, uma pequena localidade no norte de Inglaterra, será largamente recordada. Dois adolescentes conseguiram autorizações para utilizar as instalações públicas e falsificaram assinaturas de adultos para que os professores pensassem que a festa decorria sob supervisão. Mas na realidade cerca de duzentos menores destruíram as instalações depois de consumir grandes quantidades de álcool e droga, noticia o jornal espanhol 20 Minutos.
O resultado final foi, segundo os professores, uma orgia massiva. Os docentes já advertiram os pais por carta, afirmando que é mais do que provável que ocorra uma grande quantidade de contágios de doenças sexualmente transmissíveis, assim como gravidezes indesejadas entre as presentes, raparigas entre os 14 e os 16 anos. A medida tomada pela escola foi a distribuição de pílulas do dia seguinte.
A carta que a escola enviou aos pais é bastante clara: os jovens consumiram «quantidades consideráveis de álcool (...) estavam demasiado embriagados para ter controlo sobre eles mesmos. O risco é real, assumam o pior».
O dono do «George & The Dragon», um pub da zona, disse que os jovens o ameaçaram quando se negou a vender-lhes álcool e tabaco. Na manhã seguinte encontrou grandes quantidades de urina nas paredes do seu estabelecimento.
O descontrolo foi tal que, quando uma ambulância ocorreu ao local para prestar auxílio a um jovem, a primeira coisa que os seus ocupantes viram foi um grupo de jovens a despir-se na rua. Ao tentar abandonar o local, outro grupo de adolescentes tentou virar o veículo, que transportava um menor em estado de choque depois de consumir grandes quantidades de droga.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, não é a primeira vez que os alunos da Queen Elizabeth School causam estragos deste tipo. Em Dezembro de 2006 uma festa semelhante acabou com dezenas de menores embriagados, grandes danos materiais e cenas de sexo.
Fonte: Portugal Diário
terça-feira, 25 de março de 2008
Escola distribui pílulas do dia seguinte após orgia
Etiquetas: É destaque lá por fora
Para subscrever o Noticiasdescola
Artigo de opinião
O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicasHoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.
Site em destaque - e-escolinha
Arquivo de notícias
- Acesso Ensino Superior 2008 (7)
- Agenda (1)
- Alunos (185)
- Ano lectivo 2007/2008: o que há de novo (6)
- Artes e educação (13)
- Artigos de opinião (26)
- Avaliação dos Professores (106)
- Ciências (19)
- Colocação de Professores (11)
- É destaque lá por fora (212)
- e-educação (93)
- Educação básica (70)
- Educação e ambiente (13)
- Educação especial (47)
- Ensino Profissional (26)
- Ensino Secundário (57)
- Escola e sociedade (68)
- Escola em destaque (29)
- Escolas (231)
- Estatuto do aluno (21)
- Exames e Provas de Aferição 2008/2009 (1)
- Exames Nacionais 2008 - Resultados (1)
- Exames Nacionais 2008 - Resultados (4)
- Exames nacionais 3.º ciclo 2008 (18)
- Exames nacionais secundário 2008 (28)
- Gestão escolar (59)
- Insucesso escolar (8)
- Língua Portuguesa (31)
- Manuais escolares (26)
- Matemática (28)
- Novidades ano lectivo 2008/2009 (31)
- Pais (159)
- Pré-escolar (25)
- Professores (372)
- Provas de aferição 2008 (11)
- Resultados exames nacionais 2007 (14)
- Saúde na escola (48)
- Violência escolar (94)