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domingo, 30 de setembro de 2007

Em destaque...Escola Secundária de Emídio Navarro (Viseu)


Com o nome de Escola de Desenho Industrial de Viseu, foi estabelecimento de ensino criado por Decreto Régio de 09/12/1898, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 1899/1900. A partir de Agosto de 1948, a Escola voltou a ser Escola Industrial e Comercial de Viseu e, em 29 de Outubro de 1979, passou a designar-se Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu. Este é apenas um extracto da história de uma das maiores escolas da zona centro do país. Uma breve consulta ao seu Projecto Educativo, informa que se trata de uma escola frequentada sobretudo por alunos dos estratos sócio-culturais baixo e médio-baixo, o que não é alheio o facto de que grande parte dos alunos são originários dos meios culturais circundantes. Como curiosidade o facto do seu Patrono “Emídio Navarro” ser também partilhado por outra escola em Almada. De destacar no seu site, muito interessante, com informação genérica sobre educação, uma área dedicada à escola – projecto educativo, história, contactos.. – projectos em curso, áreas mais interactivas como a possibilidade de requisição de salas e ainda o curioso Palco das Efemérides que permite conhecer a história de cada dia, consultar as efemérides, eventos, nascimentos e outras informações que se comemoram em cada data.

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Artigo de opinião


O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicas

Hoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.

in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)