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segunda-feira, 22 de outubro de 2007

e-tour a viagem do conhecimento

Começou hoje, pelas 10:00, na Praça do Metro da Casa da Música , no Porto, a iniciativa “E-Tour, a viagem do conhecimento”, um inédito road-show organizado pela Porto Editora que levará a todo o país o único projecto de e-learning para utilização nas escolas básicas e secundárias, a Escola Virtual .
A escola EB 1 Augusto Leça, EB 2,3 de Paranhos, EB 2,3 da Maia e as escolas secundárias de Senhora da Hora e de Valongo são os primeiros estabelecimentos de ensino a visitarem o “E-Tour” e a terem aulas na sala de aula tecnológica montada no interior do camião, que estará até a próxima sexta-feira no Porto.
Durante os próximos seis meses, as 18 capitais de distrito receberão a visita do “E-Tour” e estarão envolvidos mais de 500 estabelecimentos de ensino, 1000 professores e 20.000 alunos. Em cada uma dessas cidades, o camião da Porto Editora estará de segunda-feira a sexta-feira, a funcionar das 10:00 às 22:00, período durante a qual as escolas desse distrito terão acesso a uma sala de aula tecnológica, montada no interior da galera do veículo e devidamente equipada com computador, data-show e quadro interactivo.
O “E-Tour” proporciona aos professores e aos alunos experimentarem e anteciparem o ambiente das aulas que existirá quando o Plano Tecnológico for plenamente concretizado. As turmas que visitarem o camião “E-Tour” vão ter aulas reais dentro do espaço, pois os professores terão acesso a conteúdos multimédia da Escola virtual da respectiva disciplina.
De salientar, ainda, que o “E-Tour” vai servir para apresentar o Saber Mais , um projecto de e-learning de educação e formação de adultos.
O Saber Mais vai disponibilizar recursos interactivos que abrangem todas as unidades de competência definidas nos referenciais de Competências-Chave para os níveis B3 e Secundário, constituindo o melhor apoio a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou a processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Fonte: Porto Editora

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Artigo de opinião


O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicas

Hoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.

in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)