TEK.SAPO Novos portáteis no programa e-escolas PÚBLICO CD-Roms para ajudar estudantes a lidar com o stress LUSA Alunos de secundária de Gaia acusam GNR de ameaças e agressão, o que corporação desmente RTP Professora intimidada por aluno em escola secundária da Maia CORREIO DA MANHÃ Aluna constituída arguida aos 9 anos

domingo, 30 de setembro de 2007

Em destaque...Escola Secundária de Emídio Navarro (Viseu)


Com o nome de Escola de Desenho Industrial de Viseu, foi estabelecimento de ensino criado por Decreto Régio de 09/12/1898, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 1899/1900. A partir de Agosto de 1948, a Escola voltou a ser Escola Industrial e Comercial de Viseu e, em 29 de Outubro de 1979, passou a designar-se Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu. Este é apenas um extracto da história de uma das maiores escolas da zona centro do país. Uma breve consulta ao seu Projecto Educativo, informa que se trata de uma escola frequentada sobretudo por alunos dos estratos sócio-culturais baixo e médio-baixo, o que não é alheio o facto de que grande parte dos alunos são originários dos meios culturais circundantes. Como curiosidade o facto do seu Patrono “Emídio Navarro” ser também partilhado por outra escola em Almada. De destacar no seu site, muito interessante, com informação genérica sobre educação, uma área dedicada à escola – projecto educativo, história, contactos.. – projectos em curso, áreas mais interactivas como a possibilidade de requisição de salas e ainda o curioso Palco das Efemérides que permite conhecer a história de cada dia, consultar as efemérides, eventos, nascimentos e outras informações que se comemoram em cada data.

sábado, 29 de setembro de 2007

Requalificação de escolas - Investimento de 120 milhões de euros

Foi hoje anunciado pela Ministra da Educação um investimento de 120 milhões de euros na requalificação de mais 26 escolas do ensino secundário, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, iniciado em Julho. Estas intervenções terão lugar a partir de Julho de 2008. O programa prevê ainda em 2009 e 2010 o início à intervenção em mais 130 escolas, com um valor global de investimento de 450 milhões de euros e em 330 escolas até ao final do ano de 2015, num investimento total de 940 milhões de euros.
O financiamento do programa é assegurado pelo financiamento comunitário, com um valor global de 354 milhões de euros para o período 2007/2015, pelas comparticipações do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), por financiamento bancário e por outras comparticipações do Estado.
Escolas abrangidas pelo Projecto em 2008/2009: em Lisboa (Passos Manuel, Gil Vicente, Josefa de Óbidos, Filipa de Lencastre, Pedro Nunes, Rainha Dona Amélia, D. Pedro V, Eça de Queirós, Pedro Alexandrino e Marquesa de Alorna), no Porto (Carolina Micaelis, Aurélia de Sousa, Garcia de Horta e Cerco); Avelar Brotero (Coimbra), Sá de Miranda (Braga), D. Manuel I (Beja), Gabriel Pereira (Évora), Mouzinho da Silveira (Portalegre), Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim), José Régio (Vila do Conde), João Gonçalves Zarco (Matosinhos), Manuel Gomes de Almeida (Espinho), António Sérgio (Vila Nova de Gaia) e secundárias de Benavente e Penafiel.
Fonte: Público

No Brasil - Projecto Horta

Como um terreno abandonado, que desaproveitado poderia ser um pólo negativo para a escola, pode servir de incentivo a um Projecto de interesse por parte dos alunos, onde o esforço da comunidade educativa, é recompensado, não só pela satisfação de ver os produtos crescer, mas também pela sua partilha a uma entidade de carácter social. O Projeto Horta tem sido um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insectos.
Vantagens de ter uma horta em sua escola:
Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos.
Diminui os gastos com alimentação na escola.
Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo seu o conhecimento.
Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.

http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1864
Fonte: Profissão Mestre

Nova lista de obras - língua estrangeira 3.º ciclo

Obras para tratamento em Leitura Extensiva para o 3.ºciclo poderão ser seleccionadas entre as que constam da lista anexa.
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/Novalistaobrasextensivas.aspx
Fonte: DGIDC

Empreendedorismo na Escola


O Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo baseia-se num convite para que as escolas desenvolvam um conjunto de iniciativas conducentes à criação, na sua comunidade educativa, de competências e atitudes que permitam empreender, encarar a realidade envolvente como um conjunto de oportunidades de mudança e ter o desejo e a energia para produzir. É dirigido a escolas/agrupamentos de escolas da educação básica e do ensino secundário e é desenvolvido em articulação com entidades especializadas, nomeadamente com o Fórum para o Empreendedorismo e com a Associação Portuguesa de BIC’s.

Candidaturas das escolas (face ao interesse manifestado por inúmeras escolas, foi alargado o prazo de candidatura ao Projecto Nacional Educação para o Empreendedorismo, de 30 de Setembro para 7 de Outubro) : http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/ProjectoEmpreendedorismo.aspx
Fonte: DGIDC

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jovens com necessidades educativas especiais - Decreto Lei

O Governo aprovou que os estabelecimentos de ensino públicos e privados "com paralelismo pedagógico" e as escolas profissionais não podem rejeitar a inscrição de crianças e jovens com base na incapacidade ou nas necessidades educativas especiais que manifestem. O decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros visa "reforçar a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais no quadro de uma política de qualidade orientada para o sucesso educativo de todos os alunos, assumindo de forma consciente clara e inequívoca a promoção da qualidade de ensino num modelo de escola inclusiva". O novo regime jurídico das necessidades educativas especiais — que o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, já tinha apresentado no início do mês — define ainda os apoios especializados a prestar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário dos sectores público, particular e social.
Segundo o director-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Luís Capucha, estão sinalizados no actual sistema de ensino 35 mil alunos com necessidades educativas especiais.
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20070927.htm
Fonte: Público

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ainda a educação sexual nas escolas

Este assunto volta à actualidade devido ao Relatório realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação para a Saúde (mensagem "Educação Sexual para todos os alunos do 1.º ao 12.º ano").
Aqui fica alguma informação sobre como este tema foi (e está) a ser abordado lá por fora.

Collection: Vie à l'école. La santé des élèves - Sexualité

Sex and Relationship Education Guidance

La educación sexual de niñas y niños de 6 a 12 años

Cursos científico-humanísticos com novas regras

Com o objectivo de se proceder ao ajustamento das matrizes e das regras de organização de funcionamento e de avaliação dos cursos científico-humanísticos foi elaborada uma Portaria (http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=317&fileName=portaria.pdf) que aguarda publicação no Diário da República. Assim, a avaliação dos alunos dos cursos científico-humanísticos passa a incluir obrigatoriamente momentos formais de avaliação da oralidade e da dimensão prática ou experimental, integrados no processo de ensino-aprendizagem.
A componente de oralidade tem um peso de 25 por cento no cálculo da classificação da disciplina de Português e de 30 por cento na disciplina de língua estrangeira.

Nas disciplinas bienais de Física e Química A e de Biologia e Geologia, nas disciplinas anuais de Biologia, de Física, de Geologia e de Química, a componente prática e/ou experimental tem um peso mínimo de 30 por cento.
Fonte: Portal da Educação

Educação Sexual para todos os alunos do 1.º ao 12.º ano

De acordo com um trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação para a Saúde, que agora apresentou o relatório final, conclui a importância da Promoção e Educação para a Saúde nas escolas do 1.º ao 12.º anos, propondo um programa mínimo e obrigatório de Educação Sexual para todos os estudantes, consoante o ciclo de escolaridade.
A Educação para a Saúde deverá apresentar-se como uma área de carácter obrigatório, desde o 2.º ciclo até à conclusão do secundário – através da revitalização dos conteúdos curriculares das várias disciplinas e da inclusão destas temáticas nas áreas curriculares não disciplinares – com avaliação obrigatória da aprendizagem.
O referido relatório sugere uma metodologia de trabalho não assente num modelo de aulas expositivo, mas que privilegie a metodologia de projecto através da qual os alunos desempenham um papel activo na procura permanente do saber.
Consulta do relatório em
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=298&fileName=gtes_rel_final.pdf
Fonte: Portal da educação

Durão Barroso de "Regresso à escola"

A iniciativa "Regresso à Escola" vai fazer com que mais de 275 funcionários Portugueses da Comissão Europeia voltem dia 9 de Outubro às escolas primárias e secundárias onde estudaram em Portugal, para debater o Projecto Europeu com os alunos e para falar sobre a sua experiência. O destaque vai para a visita do Presidente daquele Organismo, Durão Barroso, que visitará o Liceu Camões. Esta iniciativa conjunta da Representação da Comissão Europeia e do Governo português, no quadro em Portugal da Presidência portuguesa da União Europeia.
Para mais informações sobre as escolas envolvidas e obtenção de material de apoio para as apresentações em http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//ec.europa.eu/portugal/temas/presidencyue/citizens_pt.htm%23regresso_escola
Fonte: Portal da educação

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Em destaque...Agrupamento de Escolas de Amarante

Na região de Amarante e com sede na EB 2,3 de Amarante, situa-se o respectivo Agrupamento. Com um site muito interessante e completo, o destaque vai para além do seu jornal, "O abelhudo", para o Projecto Educativo, no qual é refenciado e está à disposição para consulta, a realidade do Agrupamento, bem como o que os seus responsáveis pretendem para o seu futuro. E a mensagem não poderia ser mais elucidativa: "Preparar hoje a sociedade de amanhã".

http://www.agrup-eb23-amarante.rcts.pt

Em Espanha - projecto para fomentar a leitura

O Ministério da Educação e da Ciência destinou 400.000 euros para a elaboração de materiais, informação e recursos de forma a fomentar a leitura através da actividade docente, pretendendo também dar um novo impulso à actividades das bibiliotecas escolares.
Fonte: Ministerio de Educacíon y Ciencia

Reorientação do percurso formativo dos alunos do ensino secundário

No âmbito da reorganização curricular do ensino secundário, os alunos deste nível de ensino têm a possibilidade de requerer a reorientação do seu percurso formativo, através da mudança entre cursos deste nível de escolaridade.
A referida mudança pode ser realizada com base em duas situações: recorrendo aos regimes de permeabilidade - permite aos alunos o prosseguimento de estudos, no ano lectivo subsequente, num curso diferente do inicialmente frequentado, desde que com este apresente afinidade de plano de estudos - ou de equivalência entre disciplinas - confere ao aluno a possibilidade de alterar o seu percurso formativo, recorrendo ao mecanismo de equivalência entre disciplinas que integram o plano de estudos do curso de origem e disciplinas do plano de estudos do curso de destino.
Fonte: Portal da educação

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Actividades- pré-escolar


A First-School.ws oferece planos de lições divertidos para pré-escola, grátis, bem como actividades educativas para a infância, artes imprimíveis, actividades, fichas de trabalho, páginas para colorir, e calendários de feriados e outros recursos em Inglês, para crianças dos dois aos seis anos de idade. Os planos de lições e actividades são apropriados e adaptáveis para crianças mais novas, e para os currículos do jardim-de-infância e da pré-escola.

O (falso) arranque

Quem já teve a possibilidade de visionar corridas de atlestimo, com certeza que já ouviu falar em falsas partidas. Não é de corridas de que se fala, mas sim do início de aulas com alguns problemas que foram agora denunciados pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), no balanço sobre o arranque do ano lectivo.
A falta de professores e de condições de trabalho em escolas do 1.º ciclo e jardins de infância, são as principais queixas daquele Organismo.
Por outro lado e como exemplo, o sindicato referiu que no distrito de Leiria, "só no universo dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, faltam 51 professores".
Foram ainda denunciados problemas na descontinuidade das actividades curriculares e a falta de instalações de muitas escolas para garantirem as Actividades de Enriquecimento Curricular, que são obrigadas a recorrer à instalação de contentores (salas modelares amovíveis).
Fonte: Público

Crianças - benefícios da música

São várias as vantagens que a aprendizagem da música pode trazer para as crianças, tais como o impacto positivo na organização das células do córtex cerebral, demonstrado nos últimos anos por vários estudos, e o melhoria dos mecanismos subcorticais ligados ao discurso verbal e à linguagem. E, dizem os cientistas, é um bom antídoto contra a iliteracia.
Esta é a conclusão de um estudo publicado hoje na Proceedings of the National Academy of Sciences (http://www.pnas.org) por investigadores das universidades Northwestern, dos Estados Unidos, e de Helsínquia, Finlândia, que testaram os desempenhos linguísticos e verbais de um grupo de 29 voluntários músicos e não músicos.
Fonte: DN

Horário escolares - pensar no alunos...ou nos professores?

São várias as situações que levam a a pensar que algo não foi bem programado na execução de algunas horários escolares para o ano lectivo que começou. Alunos que entram na escola às 8.30 h. e saem depois das 18.30 h., casos em que nem o intervalo para almoço é respeitado, são na realidade motivos que levam à indignação por parte de pais e alunos.
A sobrelotação de muitos estabelecimentos de ensino, que dificulta a construção de horários justos poderá ser uma das causas, porém, pais e até mesmo professores acreditam que a razão principal reside, ainda, no facto de os horários escolares continuarem a ser feitos em função da vontade dos professores, conjugada com a permeabilidade dos órgãos de gestão, num jogo de interesses.
Fonte: JN

Escola Móvel

Teve início o ano lectivo da Escola Móvel, projecto de ensino a distância, com recurso a uma plataforma tecnológica de apoio à aprendizagem, que existe desde o ano lectivo 2005/2006 destinando-se na altura a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, filhos de profissionais itinerantes.
Um dos objectivos deste projecto é dar resposta às necessidades específicas desta comunidade em termos de educação de base. No ano que agora inicia a Escola Móvel alarga-se a outros públicos, abrangendo para além dos filhos dos profissionais itinerantes, jovens da Ajuda de Mãe e alunos com mais de 15 anos que, por motivos diversos, não concluíram a escolaridade obrigatória.
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//moodle.dgidc.min-edu.pt/escola_movel/
Fonte: Portal da educação

Como será a escola em pleno século XXI?

De acordo com um artigo do American School Board , "Building the Perfect School", a escola do sec. XXI, será um espaço multi-facetado, preparado para várias actividades, bem como estruturado para vários tipos de aprendizagem.
Mobilidade, adaptabilidade e sobretudo muita tecnologia - portáteis, banda larga, comunidades virtuais, quadros interactivos - serão certamente uma realidade nos anos mais próximos, para algumas escolas no curto prazo, para outras ainda apenas um sonho.
Mas também preocupações com o ambiente e com a saúde da comunidade escolar serão valores a ter em conta na escola do futuro.
http://www.asbj.com/MainMenuCategory/Archive/2007/October/BuildingthePerfectSchool.aspx?DID=37994

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Publicação - quando uma emergência ocorre, os primeiros dez minutos são critícos

Um manual sobre a segurança nas escolas, desenvolvido por elementos ligados a equipas de segurança, enfermeiros, elementos do conselho executivo, dirigido a professores e auxiliares de educação, serve de complemento a um necessário plano de emergência.
http://www.preventiontools.net/crisis.html
prevention_tools_header

Amianto na construção das escolas. Um tema em discussão.


Com a polémica em torno da possibilidade de existência de amianto na construção de algumas escolas, mesmo considerando o esclarecimento da Ministra da Educação de que é um assunto acompanhado pelo Ministério há muito tempo e sempre que há uma intervenção de fundo nas escolas, o amianto é removido e substituído por outros materiais, aqui fica alguma informação sobre o tema.
O asbesto, também conhecido como amianto(do grego amíantos, puro, sem sujidade sem mácula, é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e eléctrica muito elevadas e que além disso pode ser tecido.

Riscos da exposição ao asbesto
Quase todas as pessoas são expostas aoamianto nalgum momento das suas vidas. No entanto, a maioria das pessoas não adoece em consequência dessa exposição. As pessoas que adoecem devido à exposição ao amianto são geralmente aquelas expostas de forma regular, a maior parte das vezes no seu posto de trabalho em que contactam directamente com o material ou através de contacto ambiental substancial.

Proibição
Devido a asbestose, algumas localidades no Brasil e no mundo já baniram o amianto. A sua comercialização e, em alguns casos, a produção já foi proibida permanentemente.
A
União Europeia proíbe toda e qualquer utilização do amianto no seu território desde 1 de Janeiro de 2005, estando a sua extracção igualmente proibida. Os trabalhadores que tenham que lidar com o amianto nas suas actividades de remoção do mesmo estão sujeitos a especiais condições de trabalho.
Países como a
Suíça e o Chile proibem igualmente o uso do amianto.

Para mais informações sobre o tema podem ser consultadas 2 brochuras no site do Ministério da Educação Francês: http://media.education.gouv.fr/file/53/5/5535.pdf

Fonte: wikipedia e Ministère Éducation Nationale



Regresso às aulas + aumento de despesas (saiba como poupar)

Um estudo da DECO informa como pode tirar o máximo partido das despesas de educação no IRS de 2008.
Valores a deduzir, despesas aceites e não aceites, despesas com alimentação e transportes, aulas de música e material informático são informações úteis que podem ser consultadas em http://www.deco.proteste.pt/map/src/425641/dos/425791.htm
Fonte: DECO

O Empreendedorismo na Escola

Terá lugar nos dias 25 e 26 de Setembro de 2007 um seminário centrado no tema O Empreendedorismo na Escola, a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A iniciativa está a cargo do Ministério da Educação e envolve também dirigentes de instituições como a Comissão Europeia, as fundações Calouste Gulbenkian (FCG) e Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Associação dos Centros Empresariais de Inovação (ABIC) e a Confederação das Associações de Pais.

Programa: http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Documents/programa_seminario.pdf
Fonte: Portal da educação

domingo, 23 de setembro de 2007

Em destaque...Escola Secundária de Ferreira Dias (Agualva-Cacém)


Foi nesta Escola que passei dos melhores anos da minha vida. Fiz amizades, algumas delas inesqueciveis, uma delas ficará para sempre no meu coração. Foi aqui que aprendi muito do que sei hoje e a todos os que nela trabalharam e trabalham presto a minha homenagem. Um pouco da sua história...... "A actual Escola prolonga no tempo a Escola Industrial e Comercial de Sintra e surgiu no contexto da criação de novas escolas técnicas, por parte do Estado Novo, na sequência da reforma cujas bases foram promulgadas pela Lei n.º 2025, de 19 de Junho de 1947. Visava-se, então, o desenvolvimento do ensino técnico profissional.A Lei n.º 5/73, mais conhecida por reforma Veiga Simão, alterou a designação das escolas Industriais, que passaram a denominarem-se de Técnicas. Então a escola passou a designar-se por Escola Técnica de Ferreira Dias.O edifício inicial, até aos dias de hoje, não sofreu alterações significativas e continua a ser um dos maiores do país. A escola já atravessou várias conjunturas e tem dado um importante contributo à região, continuando, com o empenho da comunidade educativa, a participar na construção de um futuro melhor para os homens e mulheres do amanhã." Retirado de http://www.ferreiradias.pt

sábado, 22 de setembro de 2007

Cidades Criativas: Desafio aos alunos do 12.º ano - Área de Projecto

A Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território como forma de mobilizar os alunos para reflectirem sobre o futuro das cidades portuguesas, desenvolveram o concurso “Cidades criativas, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”.
Este projecto dirige-se aos alunos do 12.º ano, no âmbito da Área de Projecto, propondo-se que estes se organizem em equipas com o objectivo de produzir um estudo ("programa para uma cidade criativa") que contenha uma reflexão sobre a cidade (ou vila) onde vivem e/ou estudam, bem como procurem apresentar propostas inovadoras e criativas para a sua qualificação e valorização.

A iniciativa conta com o apoio, entre outros do Ministério da Educação, além do patrocínio da REVIGRÉS, do Portal SAPO, Semanário Expresso, Casa da Música, Fundação Serralves, Parque Expo, FNAC, Farol de Ideias, Fórum Estudante, Fábrica da Ciência e Moinho da Carvalha Gorda.

Fonte: DGIDC

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Programa "Escuela y Medios" - Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina


Escuela Y Medios é um Programa do Ministério da Educação da Argentina, desafiando os alunos a realizar projectos, que vão desde jornais, programas de televisão, rádio, até ao cinema. Podem também ser consultados alguns trabalhos já selecionados.

Alunos de Sintra em escolas fora da área de residência

De acordo com a autarquia sintrense, alunos de Massamá e Belas estão a ser obrigados a frequentar escolas fora da área de residência devido ao número insuficiente de escolas.
Segundo aquela entidade, esta situação é consequência do facto de não existirem escolas em número suficiente naquele Concelho, o que se justifica pela falta de investimento do Ministério da Educação e da Direcção Regional de Educação de Lisboa.

Publicações para professores

The First Days Of School: How To Be An Effective Teacher (Paperback) by Harry K. Wong (Author), Rosemary T. Wong (Author)
How to Differentiate Instruction in Mixed-Ability Classrooms (Paperback) by Carol Ann Tomlinson (Author)
Teaching With Love & Logic: Taking Control of the Classroom (Hardcover) by Jim Fay (Author), David Funk (Author)
Disponíveis em: http://www.amazon.com/




















Educação especial - Jovens europeus com necessidades educativas especiais apresentam recomendações no Parlamento

Jovens europeus com necessidades educativas especiais dos 27 países da União Europeia, e de 3 países do Norte da Europa, apresentaram, na audição parlamentar “Young Voices – Meeting Diversity in Education”, recomendações sobre a Educação Especial.
Foram destacados alguns progressos que têm vindo a ser feitos no apoio à Educação Especial, mas reforçaram a necessidade de mudança de atitudes e de mentalidades, e sublinharam como pontos de relevância extrema a acessibilidade da informação e a necessidade de professores com formação adequada.

O Ministério da Educação propôs, a criação de um programa, no âmbito da Comissão Europeia, que implique a produção e a disponibilização em formato digital de materiais didáctico-pedagógicos destinados aos jovens com necessidades educativas especiais.
Fonte: Portal da educação

Delegado de segurança nas escolas


A partir deste ano lectivo todas as escolas passarão a ter um delegado de segurança. Esta figura será assumida por um professor com formação especifíca que fará a articulação com o programa Escola Segura, bem como o estabelecimento de contactos com as forças de segurança, os encarregados de educação e o Gabinete de Segurança do ME.


Esta é uma das medidas do Ministério da Educaçã para combater a indisciplina, a violência e a insegurança nas escolas. Serão ainda implantadas outras outras medidas, como os sistemas de videovigilância e a generalização do cartão electrónico.

Fonte: Portal da Educação

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Programas - Língua Portuguesa



PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO DO PORTUGUÊS (PNEP)
Programa de formação destinado a professores de 1.º ciclo, com o objectivo de melhorar os níveis de desempenho dos alunos, através da modificação das práticas de ensino da língua.



Materiais didácticos em linha; fóruns temáticos para esclarecimento de dúvidas de carácter científico e pedagógico sobre o funcionamento da língua.

Em destaque...Agrupamento António Sérgio (Cacém)


Porque foi aqui que tudo começou. Hoje passados mais de 25 anos de por lá ter passado, mantém-se sem grandes alterações em termos de imagem, mas parece-me virada para o futuro e preocupada também com o futuro. Apesar das dificuldades porque naturalmente passa, sobretudo devido às classes sociais que a frequentam, acaba por isso mesmo ser um modelo em termos de sociabilidade e de integração de jovens oriundos de outros países e realidades. Mérito das sua comunidade, pessoal docente, não docente e porque não...dos alunos.
E que bela mensagem têm para todos: "Agora somos um feliz Agrupamento de Escolas" .
www.agrupamentoantoniosergio.pt

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Confirmada ilegalidade da repetição dos exames do 12.º ano

No seguimento de uma providência cautelar interposta por um conjunto de pais, na qual solicitavam a suspensão da afixação das notas relativas à prova de Física e Química A (1.ª fase) e anulação da solução encontrada pelo Ministério da Educação para compensar os alunos do erro que foi encontrado numa das perguntas do teste, um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) confirma a ilegalidade das normas criadas pelo Ministério da Educação que, no final do ano lectivo 2005/2006, permitiram aos alunos que foram à primeira chamada dos exames de Química e Física do 12.º ano comparecer na segunda.
Fonte: Jornal Público

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Fenprof valoriza imagem social do professor

A frente sindical dos professores, Fenprof, quer valorizar a imagem social do professor, tendo para tal iniciado uma campanha, a qual terá como um dos pontos altos a realização no próximo dia 5 de Outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, de um grande encontro do sector, onde são esperados milhares de docentes.

Estudo da DECO sobre estado das escolas portuguesas


As principais conclusões de um estudo realizado pela DECO, onde foram avaliadas 40 salas de 20 escolas, agora divulgado apontam:



  • Muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e apresentam ar interior de má qualidade

  • Edifícios em causa estão degradados e não têm ventilação adequada

  • Defeitos de construção como um dos factores para as falhas detectadas

  • Quarteira e Portimão obtiveram as melhores qualificações devido ao clima moderado da região

  • Escola de Vila Cova, em Braga, sem aquecimento, as temperaturas de Inverno chegaram, a registar uma média de 10ºC

  • Apenas quatro escolas apresentavam uma qualidade de ar “aceitável"

  • Maioria apresentava níveis de contaminantes acima dos valores legais de referência, nomeadamente dióxido de carbono, bactérias e fungos, o que pode levar ao aumento do risco de problemas alérgicos e respiratórios, assim como a diminuição da concentração.

Fonte: Jornal Correio da Manhã


Estudo da OCDE: Portugal gasta anualmente 5.030 euros em despesas de educação por aluno

O relatório 'Panorama da Educação 2007', da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), reportando-se os dados a 2004, indica que Portugal gasta anualmente 5.030 euros em despesas de educação por aluno, desde o ensino básico até ao superior, estando no 23º lugar entre os 34 países analisados, .
A Suíça e os Estados Unidos surgem no topo dos países mais gastadores, os únicos com gastos por aluno superiores a 10 mil euros.
Com menor investimento que Portugal surgem 6 países europeus entre os quais a Eslováquia, além de outros países como a Rússia e o Brasil, país que menos gasta com a educação dos alunos, 1.128/estudante.
Fonte: Jornal SOL

Novas regras de mobilidades dos professores


Entram hoje em vigor as novas regras de mobilidade dos professores, enquadradas na nova Lei Orgânica do Ministério da Educação, que fazem parte do Decreto-lei 314/2007.
De acordo com o Ministério da Educação, os professores requisitados para trabalhar em organismos públicos podem pedir a sua reclassificação profissional, passando a integrar os quadros de pessoal das entidades onde exercem funções.
Fonte: Jornal Público

Ensino do português: Menos erros e mais gramática

Carlos Reis comissário da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português dá conselhos para melhorar o ensino do português:
Não admitir erros de português, reintroduzir o ensino da gramática na aprendizagem da língua e integrar textos literários nas aulas. Estas são algumas das recomendações resultantes da Conferência, que reuniu mais de 500 especialistas no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 7 e 9 de Maio.

Fonte: DN

domingo, 16 de setembro de 2007

Acesso ao Ensino Superior - resultados da 1.ª fase do concurso nacional


Dados relevantes:




  • Nota de entrada mais altas: 188,50 - Medicina -Faculdade de Ciências Mèdicas - Universidade Nova de Lisboa


  • Nota de entrada mais baixa: 99,3 - Gestão - Esc. Sup. de Gestão, Hotelaria e Turismo do Algarve - Universidade do Algarve.

  • Número de candidatos e de colocados no ensino superior público aumentou.

  • Ficaram 6812 vagas por preencher.

  • Entraram 41938 candidatos, mais sete mil do que no ano anterior.

  • Quase dez mil concorreram e não ficaram colocados,.

  • Das 48.710 vagas autorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior — mais cinco por cento do que no ano anterior — concorreram 51472, mas só 41938 conseguir um lugar.

  • Apenas 53 % ficaram na primeira opção, contra os 61 por cento que o conseguiram em 2006.

  • O ensino superior universitário continua a ser o que recebe mais estudantes, 24046.

  • O politécnico ganha 17892 novos alunos.

Desde manhã que os resultados estão em www.acessoensinosuperior.pt. Há 379 formações com vagas por preencher. A 2.ª fase começa já amanhã e termina na sexta-feira. Podem concorrer os que não foram colocados e os que conseguiram um lugar, mas querem candidatar-se de novo. Os resultados serão conhecidos a 15 de Outubro.


Fonte: Jornal Público

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Desenvolvimento profissional de professores analisado em conferência europeia

O Ministério da Educação vai organizar, com a Comissão Europeia, uma conferência sobre o desenvolvimento profissional de professores, nos próximos dias 27 e 28 de Setembro, na Sala Nónio, do Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, em Lisboa (http://www.eu2007.min-edu.pt/np4/27.html).
Entre os objectivos da conferência estão o de extrair consequências da proposta apresentada recentemente pela Comissão Europeia sobre qualidade da formação de professores (ver http://www.eu2007.min-edu.pt/np4/83.html ) e reflectir sobre boas práticas nas políticas públicas.

São esperados cerca de 160 participantes, entre os quais representantes dos ministérios da Educação, bem como formadores de professores e investigadores, oriundos designadamente dos Estados-Membros da União Europeia (UE) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Fonte: Portal da Educação

Empresários querem mais alunos com cursos profissionais

Ao contrário do que se possa pensar, os empresários portugueses estão muito atentos ao sector da Educação e têm opiniões bem formadas sobre as recentes reformas anunciadas pelo Governo para o ano lectivo 2007/2008. Sobretudo no que diz respeito ao aumento do número de cursos profissionalizantes (quase cinco mil), no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades.
Fonte: Diário Económico

Em destaque....Escola de Germil

Tal como muitas outras escolas com um número reduzido de alunos, também a A Escola de Germil (Penalva do Castelo) parece ter o destino traçado, ou seja o seu encerramento, com todos os inconvenientes que esta situação trás para alunos e familiares.







A minha escola foi construída no ano 1958. É feita de pedra, tem duas salas, dois cobertos, uma cantina para comermos, uma casa de banho para as professoras e uma casa de banho para todos os alunos.
Na minha escola há duas turmas. Numa sala está o 1º e 2º anos e na outra está o 3º e o 4ºanos.Ao todo somos dezanove alunos.
A minha escola é bonita, mas já está velhota, precisava de algumas obras. As paredes estão muito estragadas e necessitavam de uma pintura, as janelas estão tão danificadas, que nos dias de vento forte abrem sozinhas. As carteiras e as cadeiras também necessitam de ser substituídas.
Os nossos pais também frequentaram esta escola.
A minha escola tem um jardim, um recreio grande e um campo de futebol. Tem um grande espaço para brincarmos, mas precisávamos que os halls de entrada estivessem fechados para podermos brincar quando está frio ou a chover.
Nós gostamos muito da nossa Escola apesar de estar velha.
Fonte: site da escola

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

e.escola: Computadores e comunicações para 240 mil alunos a preços reduzidos

O programa e.escola, a começar em 15 Setembro, garantirá a todos os alunos que se matriculem nos próximos três anos no 10º ano, a aquisição de computadores com acesso à Internet de banda larga, a preços extraordinariamente acessíveis.
A oferta para os alunos inscritos na Acção Social Escolar consiste num pacote que inclui um computador portátil sem entrada inicial e uma mensalidade de 5 euros pelo acesso à Banda Larga.
Para os alunos cujo agregado familiar tenha baixos rendimentos a mensalidade será de 15 euros sem entrada inicial.
Os restantes alunos terão disponível um pacote integrado com um computador portátil e acesso à Banda Larga por uma entrada inicial de 150 euros e um valor mensal inferior em 5 euros às ofertas de mercado dos operadores aderentes.

Fonte: Portal do Governo




Pais protestaram contra fecho de escola sem aviso em Penalva do Castelo


Pais de nove alunos de Germil, no concelho de Penalva do Castelo, protestaram hoje junto da Câmara e do agrupamento escolar contra o encerramento da escola daquela localidade, sem terem recebido qualquer aviso.
“Germil tem nove alunos e Trancozelos oito. A nossa escola tem melhores condições. A comida vai de Germil para Trancozelos e os transportes são feitos por uma associação de Germil. Faz algum sentido que os nossos filhos vão para lá?”, questionou Manuel António Lopes.
Fonte: Jornal Público

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Escolas portuguesas estreitam relações com congéneres europeias através da Internet

A Acção eTwinning , uma das iniciativas do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia, que permite o estreitamento de relações das escolas portuguesas com as congéneres europeias através da Internet, quer marcar o início do ano lectivo com uma campanha de divulgação e o lançamento de prémios.
Fonte: Portal da educação

Alargamento das aulas de Inglês a todos os anos do 1º ciclo

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, em Resende, que as aulas de inglês vão ser estendidas, já este ano lectivo, a cerca de metade dos alunos inscritos nos dois primeiros anos do ensino básico.
"Em 2005, não havia inglês no 1º ciclo do ensino básico, agora cem por cento das nossas crianças já tem inglês no terceiro e quartos anos de escolaridade. Mas há uma novidade, pois metade dos alunos que se inscreveram este ano nos primeiro e segundo anos também já terão inglês".

Fonte: Jornal Público

ME assina 22 contratos de autonomia com escolas e agrupamentos

O Ministério da Educação (ME) assinou hoje contratos de autonomia com 22 escolas e agrupamentos, com o objectivo de fornecer um instrumento de gestão essencial para a melhor prestação do serviço público, tendo em vista o combate ao insucesso e abandono escolares.
Portal da Educação

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sócrates inaugura centro escolar S. Martinho de Mouros

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, inauguram terça-feira o centro escolar de S. Martinho de Mouros, Resende, em cerimónia que marcará o arranque do ano lectivo a nível nacional. Com sete salas de jardim-de-infância, oito do primeiro ciclo, equipadas com os modernos quadro interactivos, um auditório de 70 lugares, cinco educadoras, 12 professores, oito com turma e quatro de apoio, o Centro Escolar de S. Martinho de Mouros receberá 250 alunos oriundos das 14 estabelecimentos do primeiro ciclo e do pré-escolar que encerraram.
Fonte: Marao_online

Citações sobre... A Escola



"Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo."
- Cora Coralina
"O sábio lê livros, mas lê também a vida. O universo é um grande livro e a vida é uma grande escola".
- Lin Yutang
"O exemplo é a escola da humanidade, a única que pode instruí-la".
- Edmund Burke
"Quem abre uma escola fecha uma prisão."
- Victor Hugo
"Não estudamos para a vida, mas para a escola."
- Sêneca
"O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos: minhas primeiras pátrias foram os livros. Em menor escala, as escolas".
- Marguerite Yourcenar
"Rapazes, fiquem longe do cigarro, não bebam álcool e não deixem a escola. Na verdade, eu gosto de cigarros, então que tal não tomar álcool e ficar na escola? Humm... O.k.! Fiquem pelo menos na escola."
- Colin Farrell aconselhando os jovens, no Jay Leno Show, da TV americana
"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola".
- Célestin Freinet; Fonte: Revista Nova Escola
"A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar"
- Hannah Arendt; Fonte: Nova Escola
"A função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver"
- Hannah Arendt; Fonte: Nova Escola
"Gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico"
- Alexander Sutherland Neill; Fonte: Nova Escola
"Construir fábricas é fácil, fazer hospitais e escolas é possível, mas formar uma nação de homens é tarefa longa e árdua."
- Gamal Abdel Nasser
Fonte:Wikipédia

Noticias de.....definição de "Escola"




Escola pode-se referir a uma instituição de ensino ou a uma corrente de pensamento com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana.
A palavra vem do grego scholé, que significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas que dispunham de condições sócio-econômicas e tempo livre, nela se reuniam para pensar e refletir.
Wikipédia

Para subscrever o Noticiasdescola

Pesquisa personalizada

Artigo de opinião


O MP3 e o telemóvel como ferramentas pedagógicas

Hoje todos os professores têm como formação inicial um curso superior seguido de um estágio pedagógico que pode ser integrado ou não. Todos seguiram na Universidade a via de ensino, em ramos especializados. Resta saber se foram para esta via por vocação ou por falta de alternativas.
Saem classificados com uma média final que resulta das classificações dadas pelos vários professores das disciplinas nos vários anos do curso (nota académica) a que se junta a nota dada pelo professor orientador de estágio. Durante estes anos aprendem também a usar as novas tecnologias para fazer delas ferramentas pedagógicas importantes na sala de aula.
As notas distribuem-se pela escala, como sempre, e é por essas que é feita a colocação. Alguns colocam-se sem dificuldade, outros passam anos à espera de lugar ou vão tendo colocações esporádicas a substituir grávidas e doentes. Milhares ficam sem colocação.
Há professores que colocados ou não continuam a estudar e a interessar-se por melhorar as suas práticas. Alguns são sensíveis ao pulsar do seu tempo, às características da escola de hoje, do aluno de hoje, da comunidade que o envolve hoje.
O professor actual tem de ter esta atitude na sociedade de mudança que nos envolve.
A este propósito posso referir o exemplo da professora Adelina Moura de Braga que foi entrevistada pelo jornalista Jorge Fiel para o DN no dia 7 de Dezembro. Contou que está a fazer uma experiência com 30 alunos do 11º ano, ramo profissionalizante e que já deu uma aula online, a partir de casa, com os alunos espalhados por cafés e outros locais. É o conceito da escola nómada a ser posto em prática. Disse coisas como esta: "o telemóvel e os MP3 são ferramentas de ensino mais usadas que o papel e o lápis" ou " os alunos são nados digitais, nós somos estrangeiros digitais" ou ainda " a aula de português anda na bolso dos meus alunos". Deu os endereços de dois blogues: paepica.blogspot.com e choqueefaisca.blospot.pt. Falou também de O Princepezinho em podcast que pode encontrar-se em discursodirecto.podmatic.com e de exercícios de escolha múltipla e palavras cruzadas para descarregar no telemóvel em geramovel.wirenode.mobi e outros ainda.
Esta professora é uma excepção nesta área e, por enquanto, apenas faz uma experiência com 30 alunos, não sei se este projecto seria exequível pelos professores comuns que têm cinco, seis ou sete vezes mais e muitos outros trabalhos para fazer. Seria bom que ela abrisse as aulas para os outros aprenderem na prática e faço votos que não a desviem para fazer conferências "em seco" que só cansam e cumprem calendário.
Todos os professores têm de compreender que o aluno tem que ser ensinado de acordo com o seu tempo e a sua vivência.

in Expresso (Joviana Benedito Profª. aposentada do Ensino Sec. e autora)